Vinícius Júnior segue fazendo história no futebol. Um jogador que cresce assustadoramente em um meio que muitos o odeiam, seja por ser craque ou por sua humildade. O garoto, de 23 anos, revelado pelo Flamengo, está no Real Madrid desde 2017. Chegou no clube merengue cercado de dúvidas, pois era franzino e tinha algumas dificuldades em sua formação como jogador. Teve jornalista que o chamou de “Neguebinha”, de forma debochada e desrespeitosa. Quebrou a cara.
Na Espanha, Vini demorou a deslanchar de vez. Quando surgiu no Flamengo, atuou por alguns jogos de forma discreta. Aos poucos, Vini tomou conta do ataque rubro rubro-negro e começou a decidir os jogos, inclusive em Libertadores. A camisa 20 estava muito bem representada por um prata da casa. No Real, o roteiro se repetiu. Chegou timidamente e mostrou deficiências, principalmente no quesito finalizações.
Ao longo do tempo, o brasileiro foi melhorando seu desempenho e formou uma dupla imbatível com o francês Benzema. Vini teve atuações espetaculares pelo Real e seus gols resultaram em comemorações com dancinhas e muita irreverência. Alguns entenderam como provocação, quase nunca foi. Isso vários jogadores já fizeram, por que com Vini a reação é diferente?
Agiram assim por ele ser negro ou por ser um craque dos tempos atuais. Os torcedores rivais na Espanha o odeiam. Muitos por lá são racistas ao extremo. Já foi vaiado e tratado como um nada por vários adeptos em terras espanholas. Ele nunca baixou a cabeça, sempre se manteve firme. Luta contra o ódio e contra o racismo como quase ninguém o fez no esporte até aqui. É um baita exemplo de superação. Não destrata um ser sequer e segue jogando o fino da bola, sempre respondendo dentro de campo.
Vinícius Júnior em finais pelo Real Madrid:
— Sofascore Brazil (@SofascoreBR) January 15, 2024
⚔️9 jogos
?8 títulos (!)
⚽️6 gols
?️3 assistências
⏰70 mins p/ participar de gol (!)
✅86% conversão de chances claras (6/7)
?77% pontaria na finalização (10/13!)
☑️2.1 finalizações p/ marcar gol (!)
?Nota Sofascore 7.45
??? pic.twitter.com/dGlgn1pzgK
Em 28 de maio de 2022, foi o seu ápice como jogador. Vini marcou o gol da vitória do Real na final da Champions League, contra o Liverpool. Se tornou o 11° brasileiro a marcar em final de Liga dos Campeões e foi eleito o melhor jogador jovem da competição. No último domingo (14), marcou três gols na vitória do Real Madrid, por 4 a 1, contra o Barcelona, o seu principal rival e foi fundamental na conquista da Supercopa da Espanha. O ano de 2024 começou da melhor forma possível para o principal jogador brasileiro na atualidade. Vini é uma alma boa dentro e fora de campo. Ele só planta o que colhe. Um baita exemplo a ser seguido.
Foto/Capa: Divulgação